A Inteligência Artificial está ganhando impulso no mercado de pagamentos digitais, tanto em operações de back-end quanto em sistemas de pagamento voltados para o cliente.
Nos últimos anos, o mercado de pagamentos digitais apresentou um crescimento constante. Para acompanhar o número crescente de transações, as empresas estão continuamente procurando maneiras de utilizar novas ferramentas que ajudem a garantir processos suaves e eficientes.
Atualmente, no centro desta busca está o uso de inteligência artificial e seus casos de uso na redução do número de fraudes e verificação de pagamento baseada em reconhecimento facial.
Reconhecimento facial habilitado para IA
A pandemia deu preferência às soluções de reconhecimento facial impulsionadas pela Inteligência Artificial. Um grupo de restaurantes e varejistas na Califórnia combinou a necessidade de conter a disseminação do COVID-19 e a tarefa de lidar com os pagamentos com segurança. O esforço resultou em um sistema de confirmação de pagamento via face. A ideia de pagamento direto tem grande potencial, pois requer muito menos envolvimento da perspectiva do cliente, o que aumenta seu apelo.
Esses pagamentos acionados por IA reduzem o esforço necessário do cliente ao mínimo. Eliminar as etapas extras no processo – tirar o cartão, inserir o PIN exigido – provavelmente melhorará a experiência de compra percebida, pois os clientes podem se concentrar em uma abordagem pegue-e-siga (grab-and-go) e economizar tempo. Isso deixa muito pouco espaço para complicações, o que, na verdade, pode levar ao aumento dos valores do carrinho de compras.
Transações sem interrupção
Enquanto conduzem uma transação de pagamento digital, os usuários desejam uma coisa acima de tudo – uma experiência tranquila e sem falhas, já que atrasos inesperados são uma interrupção muito grande para o cliente moderno.
A Visa (Parceira da SOFTCASE) já tentou superar quaisquer possíveis interrupções introduzindo um processo que aproveita o aprendizado profundo para analisar transações anteriores antes de gerar decisões para aprovar ou recusar transações em nome dos emissores.
A solução smart stand-in pode levar outros participantes do setor de pagamentos a buscar medidas adicionais que possam ajudar a limitar o número de transações recusadas.
Para os comerciantes, um processo de pagamento tranquilo pode ser o aspecto mais importante em termos de retenção de clientes com a capacidade de atenção cada vez menor. Contornar problemas relacionados a falhas do sistema pode ajudar a evitar falhas caras para os comerciantes. Além disso, a combinação de tais soluções com IA permite adotar uma abordagem mais dinâmica e lidar com situações semelhantes em tempo hábil, sem qualquer contratempo perceptível para os clientes.
Sistemas resilientes à fraude
Os últimos tempos reenfatizaram a importância das medidas antifraude, uma vez que ter mais usuários mudando para compras online em vez de empresas físicas resultou em níveis disparados de golpes. O setor financeiro já aumentou a segurança cibernética gasta para manter os fraudadores afastados.
A IA pode auxiliar no reconhecimento de padrões e exceções, minimizando a fraude em transações complexas de alto volume. O erro humano é uma das fraquezas mais pronunciadas, portanto, o uso de IA específica para tarefas para reconhecer transações duvidosas terá um impacto significativo na resistência geral à fraude dos sistemas de pagamento digital.
Além disso, a prevenção de fraudes não apenas protege contra a perda de fundos, mas também economiza custos adicionais para as empresas em acordos judiciais, que podem chegar a mais de US$ 3 para cada dólar perdido para os golpistas.
As circunstâncias que cercam o COVID-19 e o crescimento da fraude online aumentam os fatores de estresse que estimulam os comerciantes a aprofundar ainda mais a busca por novas ferramentas de segurança. Assim, as soluções baseadas em IA têm grande probabilidade de se tornarem essenciais entre as ferramentas para garantir transparência e reduzir fraudes.
Sem dúvida, o real impacto do uso de IA no mercado de pagamentos digitais se revelará com o tempo. Dito isso, parece que uma implementação mais ampla de integrações baseadas em IA é inevitável, pois traz a promessa de soluções acionáveis de próximo nível que sustentariam a crescente demanda por pagamentos digitais.